Pesquisas sobre as vendas do dia dos pais mostram que o consumidor continua com receio em gastar, saiba como você pode reverter a situação.
O Brasil é um país movido a datas festivas, o que é ótimo para o mercado de varejo. Porém, devido à crise econômica que causou uma imensa instabilidade na confiança do brasileiro com o mercado, nem mesmo as grandes datas festivas estão salvando os comerciantes e empresários. Prova disso, domingo passado foi o dia dos pais e mais uma vez o mercado varejista viu suas vendas serem fracas.
A empresa Virtual Gate publicou uma pesquisa mostrando que o período de compras do dia dos pais de 2016 teve uma queda de cerca de 7%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentre as regiões analisadas, a região sul foi a única que demonstrou um bom desempenho, tendo 0,3% de crescimento, em relação ao mesmo período do ano passado, e a região com a maior queda foi a região centro-oeste com uma queda de mais de 10%. Confira os números abaixo:
- Norte: Queda de 6,9%.
- Nordeste: Queda de 8%.
- Centro-oeste: Queda de 10,8%.
- Sudeste: Queda de 9,3%;
- Sul: Aumento de 0,3%.
Além da pesquisa realizada pelo Virtual Gate, é possível encontrar dados semelhantes para algumas regiões disponibilizados por outras entidades, como por exemplo, o Serasa. O motivo de números tão ruins para o mercado de varejo nessa data festiva, é o mesmo: falta de confiança por parte dos consumidores. Com um cenário tão estável, os consumidores tendem a evitar grandes gastos.
O que fazer para reverter essa situação?
Se os consumidores estão seguindo a tendência de evitar grandes gastos, então uma solução é realizar ofertas e/ou promoções para chamar esses consumidores.
Aprender a atrair o consumidor para o seu ponto de venda, como já falamos aqui, é outra excelente ferramenta para tentar aumentar as suas vendas. Adaptar-se ao momento e aos concorrentes é outro fato que pode ajudar. Por exemplo, se você nota que seu concorrente começou a utilizar aplicativos de conversação para atrair e fechar vendas, você pode adaptar-se e fazer algo similar.
Ariscar-se em inovações também pode ser uma alternativa para aumentar suas vendas. E embora o momento seja difícil para tanto para os empresários e consumidores, não se pode parar de investir em seu negócio. E se você quiser seguir uma das grandes tendências e investir em vídeos sobre os seus produtos, a Tivi Tecnologia Promocional possui um produto ideal para você e sua empresa, seja para atrair os consumidores, seja para mostrar aos seus clientes as suas ofertas ou promoções, ou até mesmo para arriscar.
Com o Shelf Display, que nada mais é que um display digital para o seu ponto de venda, você pode mostrar ao cliente até cinco conteúdos diferentes, interativos e de forma prática.
Para destacar um produto, você pode utilizar o Ad Display, que exibe todas as informações do produto para o cliente, sem dificuldades e ainda pode mostrar ao seu cliente porque o seu produto é o mais indicado para ele e suas necessidades.
O marketing digital atrai olhares de forma positiva
A tecnologia não veio apenas para oferecer praticidade e dinamismo nos pontos de venda (PDV), ela também veio para agregar valor ao estabelecimento, deixando-o mais moderno e sintonizado com o mundo online. Para isso, a TIVI oferece variadas plataformas e ferramentas que podem ser instaladas em pontos estratégicos de médias e grandes empresas, garantindo uma comunicação certeira e eficiente. Confira todos os nossos produtos clicando aqui.
Com informações de: Falando de Varejo; G1; TIVI.