A geração é o novo foco do varejo

Os nascidos entre 1980 e os anos 2000, chamada de geração dos Millennials, em sua maioria, tem uma coisa em comum: a preferência em ter uma experiência de vida do que comprar artigos de luxo. Muitos preferem passeios únicos, experiências culturais, viagens em regiões exóticas do que apenas comprar roupas e artigos de luxo. E isso o mercado está absorvendo nos últimos tempos, quando foi sentido o baque na indústria. Essa é a conclusão de um estudo de 2013.

Feito pela Boston Consulting Group, a pesquisa mostrou que US$ 460 bilhões foram gastos em viagens de aventuras contra US$ 170 bi em compras de produtos de luxo. E engana-se quem pensa que é apenas um nicho. Nos Estados Unidos, por exemplo, os Millennials representam a maior parte da população.

Outro dado sobre essa geração está relacionado na relação em ‘usar algo’ x ‘possuir algo’, ou seja, a economia do compartilhamento tem crescido em disparada e em 2014 movimentou US$ 15 bilhões. Isso mostra que as pessoas estão tendo mais noção do benefício de usar ou apenas possuir algo. Muitos não ligam em compartilhar com outras pessoas seus produtos, o que vale é a experiência.

Como o varejo precisa agir

Conhecer o mercado consumidor é essencial para poder trabalhar de forma eficaz. Se a geração de Millennials está aberta a ter uma experiência, é necessário oferecer isso a ela. Uma experiência de consumo que saia do convencional e possa desafiar esse cliente a participar do processo de compra, sendo muito bem informado.

A TIVI Tecnologia Promocional é uma empresa que desenvolve diversas plataformas que capturam a atenção do consumidor e assim contribuem para uma maior participação no processo de compra. Sejam por meio de displays, telas de LCD, estandes especiais com apresentação dinâmica dos produtos, entre outros. O consumidor quer novidades, que viver a experiência. O ponto de venda está pronto para isso?

Com informações: O Negócio do Varejo.

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