A ciência desvendando o ser humano

Você já pensou em utilizar técnicas da neurologia, como, por exemplo, o diagnóstico por imagem, para compreender o comportamento do consumidor? Parece coisa de ficção científica ou uma ação altamente secreta de governos, mas trata-se de um estudo eficaz utilizado no mercado para analisar as reações neurológicas dos indivíduos quando estimulados por conteúdos (embalagem e produtos).

Mas como se colhe o resultado?

O teste consiste em detectar ou medir as reações de áreas do cérebro ativadas após o contato do indivíduo com o objeto em questão. Além do cérebro, também é mensurada as alterações no fluxo sanguíneo e a oxigenação.

É por meio desse monitoramento da imagem do cérebro das pessoas que se chega a conclusões cruciais sobre o comportamento humano e o seu sentimento como consumidor diante de produtos, serviços e campanhas publicitárias. Muitas empresas fazem imensas pesquisas com ações novas, embalagens e até mesmo novos produtos.

Como o indivíduo ainda está conhecendo o produto, sem julgamentos e comentários alheios, essa medida é interessante, pois capta a espontaneidade dele e sua primeira impressão, geralmente, o que chama ou não atenção das pessoas e desdobrará na ação de levar ou não um produto.

Investimentos altos podem ir para frente ou não, após resultados conclusivos. Outros passam por reformulações antes de chegar ao mercado se não for aprovado pelas pesquisas feitas em pessoas. É a ciência sendo utilizada para expandir a compreensão humana e contribuir para o mercado consumidor, que emprega pessoas e mantém uma economia livre em sociedades democráticas.

Marketing digital para chamar atenção

Apostar em comunicação visual para o PDV é de suma importância para empresário captar a atenção do consumidor que está propenso a conhecer novos produtos. Com o avanço tecnológico dos meios virtuais, o marketing digital tem evoluído em largos passos trazendo aos estabelecimentos mais praticidade, modernidade e dinamismo.

Displays, telas em LCD, e sensíveis ao toque, com a possibilidade de oferecer interatividade ao consumidor, são os mais novos artifícios utilizados pelo mercado e que possuem sua eficiência comprovada. Veja produtos do tipo no site da TIVI Soluções Interativas, clicando aqui.

Com informações: Exame, Wikipédia, O Negócio do varejo, Sebrae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.