Pesquisa aponta a importância da imagem no PDV

Muito se engana quem acredita que o consumidor quando entra em um estabelecimento comercial já está convicto do que vai levar. No varejo, é muito comum pessoas que levam listas acabarem mudando o foco de suas compras a fim de experimentar novas marcas e produtos. Ou seja, a marca nem sempre é o fator principal que um consumidor mais exigente procura, e sim depende da sua vontade de expandir sua experiência, algo que o PDV precisa estar disposto a ajudá-lo nessa jornada. Mais uma prova disso, é um estudo que revela o poder da embalagem na hora de atrair o consumidor: ela é mais importante que a marca estampada.

Esse comportamento foi alvo da pesquisa Packaging Matters, da MWV, MeadWestvaco Corporation. Segundo o estudo, as embalagens possuem uma forte influência na forma como o cliente compra, seja na loja física quanto online. O estudo que inclui países como Brasil, China, Alemanha, Índia, Japão, Rússia, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, forneceu uma perspectiva aprofundada do papel das embalagens no mundo e como elas estão relacionadas com a satisfação do consumidor.

De acordo com a pesquisa, no Brasil, cerca de 60% dos consumidores avaliaram a embalagem como mais importante que a marca, ao analisar sua satisfação geral com o produto.

No processo “Experimentação — Recompra ou Troca”, no qual os consumidores experimentam um novo produto e, a partir daí, dizem se repetem a compra ou trocam para outra marca, a pesquisa revelou que:

Motivo: a embalagem chamou sua atenção na prateleira da loja.

Motivo: consideraram a embalagem ainda atrativa.

Motivo: foram relatadas experiências negativas com uma nova embalagem.

Agregando valor ao produto

Um fato importante, em meio a forte concorrência entre marcas e embalagens, está na forma em que será apresentado o produto além de seu visual tradicional. O marketing digital está à serviço do varejo para atrair o consumidor ao seu produto.

A Tivi Soluções Interativas propõe uma inovadora forma de exibição do produto, unindo tecnologia, design e interatividade. O varejo precisa conquistar o consumidor nesse momento de crise. E muitos bons produtos acabam ofuscados porque não sabem se vender, seja com a embalagem ou na falta de artifícios de marketing. Se o empresário confia em seu PDV, em sua marca, porque não investir?

Com informações: MWV, Portal no Varejo, Exame, Tivi.

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