Como o PDV pode ser melhorado e garantir lucros

O termo do momento no mercado varejista é apenas um: experiência do consumidor. O que pode ser relevante para satisfazer o seu cliente e transformar sua boa experiência em venda? Quais os mecanismos inovadores estão sendo utilizados para converter esse cliente indeciso? As perguntas são válidas e importantes e, para as respostas, os empresários donos de PDV precisam correr atrás das novas tendências.

Em palestra na NRF 2015, realizada em Nova York no início do ano, o consultor de Marketing e Varejo do Sebrae-SP Gustavo Carrer, apontou o que considera de mais importante para o setor:

“Pudemos observar que, ao contrário do que se pensava, a loja física voltou a ganhar importância para o consumidor. Por isso, é importante que os varejistas apostem na interação entre os meios digitais e a loja comum e assim aumentarem o seu potencial de vendas”, diz o consultor.

Durante o evento, foram divulgadas pesquisas importantes, mostrando que a principal tendência, apontada por Carrer, procede. Um estudo da Delloite e da JDA Reports revelou que esse tipo de interação digital aumenta em 40% o potencial de vendas de uma loja. Já para a eficiência no valor final das compras são 22% de aumento. O mesmo levantamento mostrou que 95% das vendas no mercado americano acontecem através do varejo físico, restando apenas 5% para o comércio eletrônico.

Ou seja, a loja física ainda é a preferida dos consumidores, mas basta uma experiência negativa que pode mudar esse jogo drasticamente.

Veja cinco dicas importantes para aprimorar a experiência do consumidor no PDV:

1- Tecnologia x loja: é a era das redes sociais, então tanto a internet quanto a loja física precisam estar em sintonia. É fundamental estimular o engajamento nas redes sociais e assim levar esse seguidor para dentro da loja.

2- Mobilidade: o comércio ambulante está voltando com tudo depois da chegada dos foodtrucks e outros negócios do tipo, como o bikebusiness.

3- Campanhas personalizadas: perder datas comemorativas ou eventos importantes pode ser um tiro no pé na hora de montar campanhas. É preciso estar atento e utilizar o máximo os temas do momento no marketing da marca.

4- O PDV como centro de conveniência: as pessoas buscam lugares para socializar, então por que não transformar seu PDV em um desses? Aproximar a comunidade ao redor é uma garantia de rotatividade e de vendas, então convide os vizinhos próximos a entrar na sua loja e fidelizá-los.

5- Marketing digital: Displays, telas touch screen, telões. Investir em tecnologia dentro do estabelecimento é retorno garantido. Além de sempre deixar o ambiente com um visual dinâmico e moderno, é possível criar campanhas levando em consideração o item 3 dessas lista, aproveitando temas e eventos na apresentação do produto.

Com informações: Exame, NRF, O Negócio do Varejo.

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