E três ideias para aumentar a satisfação de clientes

O atendimento no varejo precisa se adequar a nova realidade do consumidor. Apto por valorizar mais informações sobre o custo x benefício do produto ou serviços que irá levar, ele espera pelo menos uma forma eloquente e dinâmica de apresentação do que deseja consumir. Com as redes sociais a todo o vapor, qualquer insatisfação tende a se transformar em uma queixa instantânea para milhares de pessoas.

A crise trouxe um momento vulnerável para o comércio no geral. Com uma necessidade urgente de melhorar o marketing e atendimento, o varejista tem a oportunidade única de aperfeiçoar seu comprometimento com o cliente. E isso não é motivo para desespero. Mas é necessário investir em comunicação.

Veja três ideias práticas e urgentes:

Reforce que a equipe precisa estar mais atenta com as necessidades e com o que o cliente precisa. O desejo instantâneo que antes garantia vendas, hoje está comprometido pelo baixo poder aquisitivo. Entretanto, esse desejo não está morto. Com mais informação e um bom atendimento dos funcionários, é possível impulsionar o desejo dos consumidores se eles perceberem que aquele produto terá um valor mais do que ele espera. Os funcionários precisam também de incentivos, nem que sejam ações motivacionais, confraternizações e etc. É um momento de união.

É hora de fisgar o consumidor com as formas mais eficientes de marketing. A tecnologia está aí, de forma comprovada, para manter e até melhorar as vendas. O uso de displays interativos, ações digitalizadas como expositores conceituais, totens interativos, displays de publicidade e informação, entre outros, são importantes ferramentas para chamar atenção do consumidor e valorizar a sua empresa. Investir em comunicação é importante para o presente e essencial para o futuro. Confira uma ideia interessante aqui.

São nos momentos de crise que surgem as melhores ideias, então se der para investir em inovações, invista. Se der para valorizar seus funcionários, seu ponto de venda, sua marca, valorize. O consumidor está propenso a reconhecer um bom trabalho. Fixar uma boa imagem na mente do cliente é conquistá-lo até esses momentos ruins passarem.

Lembre-se: o atendimento, o marketing e as inovações fazem parte da experiência do consumidor. E uma experiência melhorada não serve apenas para momentos de crise, mas para o futuro da empresa.

Com informações: Exame, Forbes.

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