Tecnologia, liderança, atendimento e objetivos são importantes para superar esse momento
A crise veio e vai ficar um bom tempo estacionada no país. Algumas instituições especializadas apontam que o comércio só vai começar a reagir em 2017, isso de forma vagarosa. A inflação diminuiu o poder de compra de uma grande parcela da população que antes era vista como a salvação das empresas. E mesmo com mudanças na economia vigente, é necessário tempo para uma recuperação sólida. Ou seja, o mercado do varejo vai precisar navegar por essa tempestade.
Veja alguns pontos que podem ser revistos em Pontos de Venda para evitar a instabilidade:
- Gestão eficiente: são em momentos de crise, que todas as imperfeições de uma gestão surgem. Uma boa gestão deve sempre estar preparada para momentos de turbulência e assim agir rapidamente para minimizar danos. Uma gestão de excelência precisa estar envolvida com o negócio e prestar atenção em todas as diretrizes. Questões como redução de despesas, renegociação de aluguéis e com fornecedores, por exemplo, são assuntos importantes. Novas parcerias comerciais também podem ajudar em momentos de crise. Conhecer bem a empresa, a concorrência e o consumidor são de suma importância para se sair bem de uma crise. É hora de fazer mais com menos!
- Inovar é preciso: a crise estacionou no Brasil, mas o mundo não parou de girar. E estão sempre surgindo novas ideias para incrementar no varejo. É hora de se comunicar! Investir em novas tecnologias, visual merchandising, novos canais de comunicação, entre outras coisas. Isso tudo é importante para garantir uma renovação e assim atrair o desanimado consumidor. O mercado pode estar fraco, mas não está morto. Uma boa ideia é apostar em tecnologia, como o uso de displays e outras plataformas interativas e modernas.
- Atendimento reposicionado: sabe os empregados? Eles agora precisam, mais do que nunca, ser uma equipe. Unida. Pronta para vencer desafios e metas. Valorizar o trabalho deles é uma forma de motivá-los em um momento tão obscuro e com tantas demissões. Então é focar no melhor atendimento possível, em economizar materiais e se unir contra o vilão.
- O poder do líder: um líder confuso, desanimado e impaciente é como levar a crise para dentro da empresa. O poder do líder é de guiar sua empresa nesse mar agitado e cheio de incertezas. Ele precisa ter consciência no seu poder de motivar sua equipe, encontrar formas de inovar e também de pensar no futuro. Planejar o futuro ainda é importante e quem sempre pensou assim, está se saindo melhor nessa crise.
Esses são apenas alguns dos pontos básicos. Lembre-se que após uma tempestade, vem o paraíso e, se preparando agora, é possível estar pronto para tudo o que vier: inclusive uma recompensa em dobro.
Com informações: O Negócio do Varejo, Exame.