Esse é apenas o começo da revolução tecnológica que está por vir

Quando se fala em países asiáticos quase sempre se vem a mente uma só palavra: tecnologia. Essa é uma das regiões que possuem as tecnologias mais avançadas em diversos setores e sempre mostra um alto poder de inovação para o comércio. E, se tratando de uma região bem desenvolvida, o mercado sempre está aquecido e propício a novidades.

Essa vem do Japão: um robô assumiu as rédeas de atendimento em uma loja de departamento em Tóquio e lida diretamente o cliente. Vestida com um quimono de algodão, a sorridente Aiko Chihira cumprimenta os clientes logo na entrada da loja Mitsukoshi.

O robô foi desenvolvido pela Toshiba ano passado, e apresenta características bem parecidas com uma mulher japonesa. Seu trabalho é básico, mas nem por isso menos marcante: Aiko se apresenta e dá boas vindas.

Medindo 1,65 m de altura, ela é uma verdadeira poliglota, já que sabe falar com japonês, chinês e inglês. Apesar de não saber responder perguntas mais complexas ou interagir de forma longa com os clientes, ela pode indicar onde ficam os produtos, anuncia ofertas e novidades do PDV.

Veja um vídeo da Aiko em ação aqui.

Não é preciso ter um robô

Claro que um robô que atende em uma loja é uma inovação ainda em testes e serve mais para chamar atenção do mercado consumidor do que de fato aperfeiçoar o atendimento (mesmo que uma coisa esteja ligada à outra). O que fica como lição dessa história é a necessidade do empresário buscar formas de expandir e intensificar o marketing dentro do varejo.

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Com informações: G1.

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