E como a tecnologia no marketing pode ser uma aliada

Coordenar o varejo não é missão para uma equipe despreparada. É necessário conhecimento, perspicácia, criatividade, entre outros atributos. Errar é humano, entretanto, não assumir ou não corrigir o erro é errar e errar novamente. Nas inúmeras obrigações como gerenciar estoques, controlar a fabricação de produtos, liberar caminhões, traçar rotas, incluir lojistas e distribuidores em sua rede de vendas, entre outros, é possível que equívocos ocorram quando menos se espera.

Os maiores problemas estão ligados aos produtos que são postos a venda. Se feito de forma errada, a venda pode desencadear no lugar de lucro, prejuízo. Confira alguns erros imperdoáveis que as marcas devem evitar:

Número 1 em erros constantes. O sistema aponta uma determinada quantidade de produtos que na verdade não existe. Quando o erro é pra menos produtos do que de fato aponta no sistema, essa falha de atualização da informação gera falta de reposição de produtos. Fazer o cliente esperar por um produto fantasma é basicamente criar um trauma na sua experiência de compra. Capaz dele nunca mais voltar ao PDV.

Depois de uma promoção relâmpago ou uma falta de atenção, pode determinar que um produto acabe com o valor ainda abaixo do padrão. Com isso, o produto acaba rapidamente e com um ritmo diferente para reposição, o consumidor pode não encontrar o produto na prateleira. Tirando, lógico, o prejuízo para o PDV.

Representantes de vendas são profissionais que vivem em trânsito, de loja em loja, com roteiros programados e lutam para cumpri-los. Alguns podem mudar seus planos e deixar de comparecer a alguns pontos de venda importantes para as marcas. Se as visitas não forem feitas corretamente, a negociação de espaços, o merchandising, o estoque, a apresentação, entre outras funções, podem ser atingidas e sua qualidade cair.

Tecnologia como aliada

Apostar em tecnologia no marketing de varejo é dinamizar a apresentação de produtos e marcas. O consumidor necessita de informações sobre determinados produtos e, para isso, espera conhecê-lo antes de levá-lo.

Um bom exemplo de plataforma de marketing digital é o Shelf Display, oferecido pela Tivi Soluções Interativas. Trata-se de um display de comunicação digital para pontos de vendas, que foi desenvolvido para ser prático, não importa o ambiente. Ele permite que sejam visualizadas diferentes ações informativas e interativas de qualquer produto. Saiba mais sobre essa incrível tecnologia aqui.

Com informações: Administradores, Exame, Portal No Varejo, TIVI

Crédito da imagem: Google

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